burda style 07/2010 - Atelier - Anabela Cartaxo

Fechos de correr que tomam a forma de colares, anéis, pulseiras ou pregadeiras ao sabor da imaginação. Peças únicas que surgem da experimentação e manipulação de um material que tem de raiz, essencialmente, um aspecto funcional. As cores conjugadas com os metalizados, prateados ou dourados, constroem acessórios versáteis, mais clássicos ou exuberantes, à medida do gosto e da personalidade de quem as procura. Um conceito que não é novo, mas que pelas mãos de Anabela Cartaxo surge com originalidade e um sentido de inovação constante sob a marca Nalua Design.
Até há cinco anos, a actividade principal de Anabela Cartaxo em nada se relacionava com o design de bijutaria. Começou como um hobby que as colegas de trabalho apreciaram, compraram, acontecendo o mesmo com os seus amigos, e os amigos dos amigos. A “rede” incentivou-a a traçar o seu próprio caminho na criação de acessórios de moda, que é agora assumido em pleno, a cem por cento do seu tempo. Sempre com o gosto de criar peças únicas e irrepetíveis... porque a intuição é o móbil da criatividade, que fica muito limitada quando surgem encomendas, o que acontece pontualmente.
Os fechos de correr como matéria-prima da designer surgiu por acaso, numa busca de materiais na internet, numa loja online que disponibilizava acessórios com zippers. Anabela pediu autorização à criadora americana para trabalhar o conceito, com design próprio e original. A história tem três anos, data em que registou a Nalua Design, que surgiu na blogosfera como uma montra online do seu trabalho criativo. Uma pequena amostra do que tem exposto desde essa data até aqui regularmente na Crafts&Design no Jardim da Estrela, em Lisboa, no Mundo Mix, ou na Nómada Market, feira de design de autor em Madrid. Ainda em Lisboa, as suas peças estão disponíveis, entre outros, na Alma Lusa, no Aeroporto, e na Fabric Infinit, no Príncipe Real. O impacto das suas peças já tem eco internacional e não só em Espanha: na Austrália as suas peças também estão representadas. O novo projecto de Anabela é o atelier/loja no Bairro Alto, na Travessa das Mercês, que até ao final do ano abrirá as portas ao público com os acessórios originais de Anabela Cartaxo e também de outras peças de design de autor. IMS
Anabela Cartaxo