burda style 03/2015 - Atelier - Rute Granja

Quando questionamos Rute Granja se tem formação em qualquer área ligada à Arte&Costura, responde de imediato que é “uma curiosa que adora o que faz”.
A costura era familiar porque entrava porta adentro de sua casa desde menina, mas foi após frequentar um curso pós-laboral de Corte&Costura que nunca mais parou… depois despertou a paixão pela pintura e foi essa que estimulou a partilha dos seus trabalhos criativos na comunidade online com o blogue homónimo. Acabou por se render aos tecidos e costuras, mas sempre que pode concilia em muitas peças as duas vertentes, e adora “dos tecidos fazer nascer os meus bichos, bonecos e dar-lhes vida é mágico e muito gratificante. Foi uma área em que acabei por ter um enorme sucesso e me incentivou a continuar”.
Se o universo infantil é o motor da criatividade, das suas mãos vão surgindo algumas peças de decoração para casa com um look mais adulto, muito embora confidencie à burda que as bonecas constam de alguns pedidos de mulheres porque, simplesmente fazem parte do universo feminino que é o toque mágico em todas as peças (únicas) que faz. “Mudo sempre algum detalhe, dos tecidos às rendas, além de que mesmo que quisesse é quase impossível fazer uma peça igual à outra….”, ou não fosse esta a “personalidade” de todo o trabalho que é artesanal. E é nas encomendas, frequentemente enxovais personalizados que incluem coordenados de peças para ambiente de quarto infantil, que coloca todo o seu mimo traduzido em costuras de colchas, almofadas, bonecos. No fundo, desenha e costura um conceito estético para um ambiente único. Um “bichinho” de decoradora de interiores? Claro… é apenas "um sonho adiado”!

• Email - rutegranja.art@gmail.com