burda style 06/2010 Criadores nacionais - Sofia Vilarinho

Peças exclusivas para mulheres únicas
Sofia Vilarinho é designer de moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, formação superior que aprofundou em Itália, depois de concluídos dois cursos técnicos que se revelaram essenciais para o seu trabalho (Artesanato Têxtil e Corte e Costura).
Actualmente, , concilia um projecto de investigação no âmbito do Doutoramento em Moda na Faculdade de Arquitectura, com uma imensa actividade criativa e profissional no seu atelier em Lisboa, com a assinatura SV-sofiavilarinho, nome que entrou no mercado no mundo mix, aqua fashion market e BA outlet, em lojas conceituadas e plataformas de comunicação web. Juntamente com o fenómeno passa-a-palavra, Sofia Vilarinho criou a sua esfera própria.
É na pessoa que centro o "seu" momento criativo, na altura em que está a desenhar ou mesmo a alfinetar a peça, acontece-lhe (re)criá-la (drapear) como se fosse um trabalho escultórico do tecido sobre um corpo. Idealizo peças para mulheres que considero únicas, que procuram uma resposta criativa para o dilema: tenho este evento e quero estar com um look especial!" Desde o momento da criação até à execução da peça confeccionada no atelier, existe todo um percurso que é indissociável do cliente. " A concepção da peça é pensada para a pessoa que me procura e para todo o tipo de ocasião a que se remete o uso. Depois apresento os croquis e o cliente escolhe e inicia-se o processo de modelagem e costura, um trabalho de equipa que é orientado por mim. Os momentos das provas são cruciais para que tudo saia perfeito." Sente qu eparticipa num processo terapêutico para cada cliente porque "a tensão da escolha da peça ideal para o momento certo passa inteiramente para as minhas mãos. Observo que as clientes saem renovadas do atelier, talvez porque reservaram um momento para si próprias e onde está toda uma equipa a trabalhar criativamente para que se sintam elas mesmas".