burda style 09/2010 - Costura criativa - Constança Cabral

A energia de Concha
"Saídos da Concha" é o nome do blogue que Constança Cabral - também conhecida por Concha! - fundou em 2006. Ali começou informalmente a publicar os seus trabalhos de costura criativa. Auto-didacta, aprendeu a coser na máquina da mãe, lançou-se a fazer sacos muito simples. Gradualmente, sentiu-se mais confiante e experimentou executar outro tipo de peças, especialmente relacionadas com decoração (almofadas, por exemplo), acessórios (carteiras e malas) e bebés ("adoro fazer babetes!").
Livros, cadernos com recortes e esboços, um computador cheios de imagens inspiradoras e, acima de tudo, a sensibilidade desperta para receber e processar todas estas referências e traduzi-las em peças criativas, fazem com que o trabalho "saído" da Concha seja um hino de feminilidade. Em todas as peças se sente a inspiração alegre e a personalidade vibrante de quem olha para um tecido e vê nele inúmeras possibilidades, formas e usos. Por isso Concha usa tanto tecidos novos como antigos. "Também gosto de desconstruir roupa que já passou de moda, mas que normalmente é de excelente qualidade. Por exemplo, a minha avó deu-me muitas saias e casacos de caxemira e de pura lã que são demasiado bons para não serem aproveitados!".
A diversidade é hoje a tónica do seu portfolio, ao qual acrescentou ainda algumas peças de roupa. Hoje, "Saídos da Concha" não é apenas o blogue onde Constança continua a partilhar as suas criações, como se tornou numa marca registada, que tutela uma actividade a tempo inteiro e que ganhou novos contornos, desde que se mudou para a Inglaterra rural, há cerca de seis meses: "Agora reparo muito mais na Natureza que me rodeia. Estou fascinada com as flores silvestres nos campos e à beira das estradas, especialmente no que diz respeito à combinação de cores e formas - tantas vezes inesperadas - que assumem. Tenho notado que olho para outros tecidos, outros padrões, outras cores." Olhares e sentimentos que continua a partilhar diariamente no seu blogue, que continua a ser uma montra das suas inspirações( http://saidosdaconcha.etsy.com / blogue: http://saidosdaconcha.blogspot.com)