BURDA STYLE 09/2010 - Dicas de costura - Sacos divertidos

MATERIAL

- Dimensão do saco: 15 3/4 x 16 3/4 polegadas
- Tecido de algodão com 27 x 44 polegadas de largura. Para a variante de saco em patchwork
usar vários restos de tecidos de algodão estampados ou restos de patchwork
- Agulha de tricô
- Linha de coser de cor a condizer - Coats&Clark.

CORTAR AS VÁRIAS PARTES

Corte dois rectângulos de tecido de algodão com 18 x 20 polegadas, para as partes da frente e de trás do saco. Na variante de patchwork corte duas partes correspondentes em quadrado ou rectângulo. Para as alças precisa também de dois rectângulos com 18 x 4 polegadas. Comece primeiro por uma alça. Vinque 1/2 polegada de uma orla maior do rectângulo e 1 polegada da outra orla maior. Dobre novamente a orla de 1 polegada e vinque bem, de modo a que sobreponha a outra orla maior em 1/2 polegada. Pespontar então a meio em comprimento e também à esquerda e à direita, com linha de cor a condizer (Passo 1). Faça a outra alça igual.

DEPOIS A BOCA DO SACO

Prepare as orlas da abertura das duas partes do saco. Para isso vinque para dentro 1/2 polegada da orla superior e novamente 1/2 polegada. Atenção: não cosa ainda. Coloque as pontas da alça por dentro da orla dobrada, cada uma a 4 1/2 polegadas da ponta. A alça fica voltada para o interior do saco (Passo 2). Pesponte a bainha mesmo junto da orla. Dobre a alça para cima como mostra o Passo 3. Para fixar a alça, pesponte em rectângulo e em cruz por dentro (Passo 4). Não se esqueça de reforçar as pontas da alça com ponto atrás. Repeta os mesmos passos para a outra metade do saco.

ÚLTIMOS PASSOS

Sobreponha as duas partes do saco, avesso com avesso, e coser a 1/4 polegada da orla. Chuleie todas as costuras com ponto atrás para aumentar a resistência do saco. Voltar o saco, que fica agora com o avesso para fora, auxiliando nos cantos com a agulha de tricô. Engome e volte a pespontar por fora das costuras a 1/2 polegada de distância. Volte novamente o saco e engome outra vez.