burda style 10/2010 - Costura criativa - Paula Coelho

Patchwork, a paixão pelas texturas e cores

As aprendizagens precoces de costura, croché, tricô e bordado com algumas vizinhas foram o passaporte para o despertar de uma alma criativa que ainda hoje encontra inspiração nos elementos mais simples do quotidiano… uma porta, um fecho, uma textura especial que vê recriada num quilt, para o qual vai encontrando soluções criativas, construindo uma peça à medida do seu tempo e, essencialmente, estilo pessoal.

De puro hobby, o patchwork passou a ser também, casualmente, um trabalho a tempo inteiro. De regresso a Portugal, depois de 27 anos nos EUA, Paula Coelho necessitou de um tecido preto para um quilt que estava a criar. Correu Lisboa de uma ponta a outra, a Baixa para trás e para diante e… nada. Acabou por encontrar uma solução, mas que não era a ideal, o que a inspirou a ideia de abrir uma loja com tecidos próprios para patchwork. Pôs mãos à obra - literalmente, pois construiu os primeiros móveis para loja - e abriu a Arco-Íris a Metro há nove anos, que até há dois, era a única loja nacional especializada em tecidos e todo o material para patchwork. Hoje, dispõe de todo o material necessário para a realização de quilts e tem em stock cerca de 1000 peças, que podem ser compradas directamente na loja ou através do endereço http://www.storearcoirisametro.com.

Os workshops de costura realizados na loja já fazem história, mas de há um ano a esta parte que Paula Coelho percorre o país de Norte a Sul a partilhar e ensinar os seus conhecimentos com outras senhoras. . Apesar da vida ocupadíssima girar à volta do "negócio", Paula Coelho mantém o "espírito do hobby... para mim nunca será trabalho!"