burda style 11/2010 - Academia burda

Aprenda a costurar com os moldes burda!
Se até aqui achava difícil confeccionar peças à sua medida através dos moldes burda style, tem agora a oportunidade de aprender o método, as noções base de medidas e sua aplicação nos workshops que a Academia burda está a promover, já a partir de 30 de Outubro. De acordo com a coordenadora académica dos workshops, Ana Teresa Antunes, a Academia burda "pretende ser um espaço para desmistificar o universo burda: o objectivo é o de dar oportunidade às pessoas de se iniciarem no mundo da costura, aprendendo as noções básicas de corte e confecção através dos moldes da revista. E também pretende criar um ambiente descontraído de atelier, onde as pessoas possam encontrar o seu lado mais criativo e fazer uma peça à sua medida".
Assim, os workshops serão leccionados em três níveis/módulos (iniciado, intermédio e avançado), "sendo o 1º módulo de introdução básica à costura, desde o primeiro contacto com a máquina de costura, a noções de corte, medidas e como estruturar e conceber uma peça a partir dos moldes burda. Este nível dá à aluna informações que depois poderá por em prática os seus projectos de costura home made. Já o 2º e 3º módulos têm como objectivo aprofundar o conhecimento das alunas, iniciando-as em peças de maior complexidade e grau de dificuldade, para que possam desenvolver de forma mais autónoma a sua própria interpretação dos moldes", esclarece Ana Teresa.
O futuro na implementação dos cursos da Academia burda é encarado com grande optimismo pela coordenadora académica. Após o workshop 0, que decorreu no Citex em Setembro, com o intuito de testar a prática do curso, Teresa Antunes mostra-se satisfeita: "correu bastante bem! As formadoras do Citex adoraram os moldes da burda e, sendo elas técnicas especializadas, concordaram que são um excelente método de trabalho. Gostaram também do facto de se dar atenção à expressão criativa, tendo-se conseguido recriar um espaço de atelier onde é possível a troca e concretização de ideias".
De realçar que os cursos da Academia burda são uma iniciativa conjunta da burda style com o Civec e o Citex, entidades que além de prestarem apoio no desenvolvimento curricular, apoiam as acções de formação, disponibilizando os seus formadores, equipamento e instalações. Numa primeira fase os cursos da Academia burda decorrem em Lisboa e no Porto, mas serão alargados posteriormente a outras cidades. Os dados estão lançados para que possa fazer as suas próprias peças à sua medida!
Coordenação académica

Fui eu que fiz
Ana Teresa Antunes, coordenadora académica dos workshops da Academia burda, é formada em Artes plásticas pela ESAD - Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha). A formação em costura, na Escola Europa, chegou mais tarde, embora tenha estado sempre presente na sua vida, pois o avô Júlio é alfaite camiseiro e as duas avós costureiras. Ana Teresa é promotora do atelier "Oficina da Roupa", um espaço de Costura Criativa.