burda style 11/2010 - Costura criativa - Margarida e Vânia

As irmãs que dão Pano p'ra mangas
Margarida em Faro, Vânia em Lisboa são a alma e as "mãos" hábeis do projecto Pano p'ra mangas, desde há cinco anos na esfera virtual com um "diário" das peças de costura criativa: pregadeiras, malas, bonecas, sacos, carteiras, bolsas,babetes,clutches e, mais recentemente, peças de vestuário, alguns quilts e acessórios para baptizado. São peças únicas que "nascem da vontade de experimentar, da curiosidade, e essencialmente do prazer de criar (ou recriar)". E porque é que este universo de criatividade é tão coerente a dois? Porque não são apenas os laços de sangue que unem as duas irmãs, mas o gosto que sentem pela costura, uma actividade que foi sempre "extra-curricular", marginal aos seus estudos e, posteriormente, profissões.
Os materiais que usam são variados, pois a ideia geralmente nasce no papel, uma espécie de registo num diário gráfico, e depois é que passa aos tecidos… no caso da Vânia, que prefere visualizar todo o processo. Margarida é a impulsiva das irmãs, que corre para a máquina de costura para "experimentar" a ideia. De vez em quando têm reuniões para trocar ideias e decidir que peças vão fazer e com que materiais. Mas a inspiração pode surgir em qualquer momento ou qualquer lugar: "consumimos muitas revistas e livros, mas não temos uma fonte de inspiração específica, até pode ser um sonho que tivemos ou uma exposição que vimos", conta Vânia.
De toda a forma, as irmãs encontram-se nos resultados criativos e no equilíbrio entre a estética e a usabilidade das peças, todas únicas. Como diz Margarida, "tentamos dar sempre um toque diferente a cada peça que fazemos. Costumamos também olhar para os materiais - usamos sobretudo algodões e fazendas, conforme a Estação - e para as formas e imaginar o que é que pode ser feito dali. Nenhuma peça é igual a outra - mesmo que nos peçam para o fazer, nós não fazemos - simplesmente não conseguimos. O brilho que as nossas peças possam ter está no gosto que temos ao executá-las!". http://panopramangas.blogspot.com/;http://www.2pinksardines.etsy.com