Costura Fácil - Dicas de costura - Tabela de medidas burda

Já viu como tirar medidas corretamente? COMO TIRAR MEDIDAS Agora basta compará-las com as tabelas de medidas burda para que o molde que deseja copiar seja ajustado, efetivamente, à sua medida! Se é a primeira vez que utiliza os moldes burda, nunca se guie pelos números comuns comerciais (ex. S/M/L ou 34/36/38/… etc), pois podem não corresponder exatamente às medidas consideradas nas tabelas burda, que são extremamente fiáveis (pode também obter mais informações em COMO TIRAR MOLDES BURDA ) porque levam em consideração, sempre, os centímetros que são obrigatórios para a confeção correta de cada peça.
Descarregue aqui todas as tabelas.


Atenção: os moldes burda não consideram valores de costura pelo que, na altura do corte, deverá sempre considerar 1,5 a 2 cm para esses valores


Tamanhos de senhora com 168 cm de altura (esta tabela é aquela que contempla a maior parte dos moldes burda)
Caso a sua preferência recaia sobre um molde que não corresponde a uma medida aproximada da sua altura deve ter em consideração determinados comprimentos base para poder adaptá-lo exatamente à sua medida:
- Altura da frente
- Altura de busto
- Altura de costas
- Comprimento de braço e, naturalmente altura de gancho (no caso das calças) e comprimento de perna no caso das calças e saias
Estas são realmente as únicas diferenças que se encontram nas 3 tabelas de medidas de senhora. O melhor exemplo que podemos dar é que 3 senhoras com 160 cm, 168 cm e 176 cm, podem ter exatamente as mesmas medidas de contorno de busto, cintura e anca. Portanto, quando adaptar o seu molde deve tomar esta informação em consideração e adaptá-la à sua altura nas medidas relacionadas com o comprimento! Caso não seja muito experiente, faça uma primeira abordagem de costura num retalho muito barato antes de cortar os moldes sobre o tecido definitivo!